***

Este blog é uma ferramenta a mais de ajuda para quem trabalha com evangelismo infantil, especialmente com Rol do Berço e Jardim da Infância. A idéia partiu da vontade de partilhar materiais, idéias e reflexões adquiridos em mais de 30 anos nesta maravilhosa e contagiante missão de encaminhar os pequeninos aos pés de Jesus.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

DANIEL NA COVA DOS LEÕES

Um simpático leão, nada feroz.




Para esta tarefinha vc vai precisar de mais ajudantes do que o normal.

Material: 
 - papel cartão ou outro papel mais grosso do que a cartolina, nas cores, marrom ou ocre ou caramelo ou outra cor para ser o corpo do leão
 - papel cartão branco, se  vc for imprimir em preto e branco para as crianças colorirem
 - lã de uma cor parecida com a juba do leão - desde que faça contraste com a cor que vc escolheu para ser o corpo do leão
 - cola escolar, tesoura escolar
 - impressora
 - folhas impressas da tarefinha
 - pompons de lã - 1 por criança 
 - fios de lã de aproximadamente  9 cm, dois por criança. Faça um nó na ponta dos fios juntando-os. Desfie a lã para ficar parecida com a cauda do leão.
Lencinhos ou toalhinhas úmidas para limpar muitos dedinhos cheios de cola.


OBS: sempre faça um modelo completo antes de preparar todos os materiais das crianças para ajustar o tamanho correto das figuras.


Durante a semana:
Esta tarefinha é um pouco trabalhosa, principalmente se suas crianças forem muito pequenas. Mas não é impossível de ser executada se houver um bom planejamento. Então, planeje com antecedência suficiente para não ficar tudo para a última hora.
Providencie os materiais escolhidos. Geralmente, as papelarias já tem recortados em tamanho A4 os papéis de gramatura 180 ou 140 ( que é mais ou menos a gramatura do papel cartão ).Mas se vc não encontrar, compre a folha inteira do papel cartão. Cada folha de papel cartão dá para cortar 4 folhas de A4. Dobre o papel cartão em quatro. Recorte os 4 retângulos. Use uma folha A4 como molde para cortar e ajustar  o tamanho exato para a impressora. Ao imprimir, coloque na bandeja da impressora, apenas uma folha de cada vez.
Para adiantar o trabalho da sala, faça em casa os pompons  com a lã. 1 por criança. Enrole a lã em alguma peça que tenha de 12 a 15 cm. Faça umas 20 voltas com o fio da lã. Retire a lã com cuidado, e prenda ao meio com um nó bem apertado usando um outro pedaço de lã que esteja solto do rolinho.



Prenda ao meio fazendo um nó bem apertado. Pode fazer mais um ou dois nós para ficar bem firme.


Corte as voltas para que fiquem soltas e formem o pompom.



Imprima as folhas da tarefinha. Você escolhe o mais apropriado: colorido ou para colorir


Quanto ao corpinho, vc pode imprimir também em papel branco para as crianças colorirem ou em papel marron . Se sua turminha é de Rol do Berço, sugiro que você já leve as figuras recortadas.  A maioria das crianças do Jardim já consegue recortar figuras mais complicadas. Mas talvez as menores  de 4 e 5 anos precisam de ajuda. Esteja preparada, convoque mais ajudantes para esta tarefinha.
Para imprimir o corpinho, coloque o papel na bandeja da impressora com o lado pardo voltado para cima para que o desenho do corpinho seja impresso do lado correto.








 Bom, pode ser que em algumas impressoras o procedimento seja o contrário. Verifique antes de colocar todas as folhas na bandeja.


As crianças irão:
colorir as figuras 
recortar as figuras ( sempre use tesouras sem ponta e mesmo assim, esteja sempre alerta para evitar acidentes)
Quando as crianças são bem pequenas é melhor ter uma professora ou ajudante supervisionando cada  3 ou 4 crianças.
Entregue um pompom para cada.  Coloque uma porção bem generosa de cola na junção dos fios de lã. 
(Quando eu digo porção generosa de cola, não é para exagerar, viu? Coloque um tanto que não passe muito para o outro lado para não sujar muito as mesinhas e as mãozinhas.


 Colar a carinha do leão. Ajude as crianças a centralizarem a carinha na "juba"e deixe que elas fiquem pressionando por algum  tempo para fixar bem. 


Virar e colocar outra porção generosa de cola do lado contrário e colar  a cabecinha já  com a "juba"  no corpinho do leão. Peça para as crianças pressionarem as figuras novamente.

Sugestão: Cantem o verso para decorar enquanto esperam .


Entregue os fios de lã com um nó em uma das pontas .Passe cola no desenho da cauda e ajude as crianças a colarem os fios de lã seguindo o desenho.



Por último, se vc achar que as "jubas"estão muito disformes, com a ajuda de outras professoras, acerte os fios de cada jubinha com uma tesoura.



E pronto. Aí está  o nosso leãozinho. Divirtam-se!



 Bem meninas, talvez para algumas professoras, esta tarefinha e outras que eu já postei,  muito trabalhosas e  um tanto dispendiosas dependendo dos materiais usados.  Para dizer a verdade, eu concordo. Mas há muitas formas de minimizar o trabalho e o custo exigido. Usando sua criatividade, você pode criar sua própria tarefinha com as idéias aqui apresentadas, usando os materiais e as técnicas mais adequados à idade, quantidade de crianças,quantidade de ajudantes e professoras, espaço , orçamento, enfim, adaptando uma idéia de acordo com a realidade de cada professora.O objetivo de Ovelhinhas Lanudas é compartilhar um pouco do que aprendemos  mas  é também motivar, fomentar,provocar o surgimento de novas idéias,novas técnicas. Aperfeiçoar uma idéia que já deu certo mas que ainda pode ser aprimorada. Desta forma, louvaremos ao nosso Deus, multiplicando os dons que Ele mesmo nos concedeu para usar em Seu serviço.



Mil bjocas de
Ovelhinhas Lanudas

Para entrar em contato conosco,mostrar suas idéias, fotos da sua turminha envie e-mail para   ovelhinhaslanudas@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário