***

Este blog é uma ferramenta a mais de ajuda para quem trabalha com evangelismo infantil, especialmente com Rol do Berço e Jardim da Infância. A idéia partiu da vontade de partilhar materiais, idéias e reflexões adquiridos em mais de 30 anos nesta maravilhosa e contagiante missão de encaminhar os pequeninos aos pés de Jesus.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O pequeno Jesus - um ajudante feliz

Mãozinhas ajudadoras
Esta é uma variação de uma tarefinha bem conhecida de todas nós.




Material:
Folhas de cartolina  ou outro papel de preferência mais grosso
Folhas de papel A4 brancas
fitas coloridas
furador de papel
cola branca
tesouras


Durante a semana:
Não se esqueça de fazer um modelo antes de imprimir tudo para que vc possa ajustar alguns detalhes.
Imprimir as gravuras das mãozinhas na cartolina ou no papel mais grosso. Ter cuidado para imprimir sempre uma mão direita e uma mão esquerda para cada criança. Recortar as mãos e separar.
Se vc preferir, para ganhar tempo, já poderá fazer o furo da seguinte maneira. Junte os dois polegares e fure os dois juntos cerca de 0,5 cm da ponta do dedo.
Imprima a folha com as gravuras de crianças ajudantes em papel A4 normal. Se suas crianças já conseguem recortar em linha reta, deixe que elas recortem as figuras no dia da tarefinha. Mas se elas ainda forem bem pequenas, recorte  as figuras durante a semana  -  uma folha para cada criança.
Se vc preferir, também pode deixar que as crianças procurem figuras em revistas que mostrem como as crianças podem ajudar em casa ou na escola. Vai depender do tempo disponível e da idade de suas crianças.
 ( opcional) Imprimir em papel A4 normal, a folha com o título da lição, o verso e o espaço para colocar o nome da criança. Recorte um cartãozinho para cada. Ou, vc pode deixar para por o nome na hora ou ainda alguns até já saibam escrever o nome.
Separe e corte pedaços de fitas, bem coloridas.
Não se esqueça de fazer um modelo antes de imprimir tudo para que vc possa ajustar alguns detalhes.


As crianças irão: Colar as figuras de crianças ajudantes nas mãos de cartolina. Ajude as crianças menores a distribuir as figuras de forma harmoniosa em cada mãozinha. É muito importante que as professoras conversem neste momento com as crianças sobre o que está sendo mostrado  nas figuras para que a tarefinha faça sentido . Pergunte como as crianças das gravuras estão ajudando e diga que elas também podem e devem usar suas mãozinhas para ajudar em casa, na igreja e na escola e em todos os lugares, assim como Jesus fazia quando criança.
Se vc peferir , também poderá traçar o risco das mãozinhas de suas crianças em folhas de cartolina e depois elas podem colar as figuras no risco de suas próprias mãozinhas. Ou então, molhe as mãos das crianças com tinta e "carimbe-as" nas folhas de cartolina. Enfim, existem muitas formas de fazer esta tarefinha. Se vc criar uma nova forma, mande sua idéia pra gente que vamos postá-la também.
Bem, depois que as crianças colarem as gravuras, passe a fita pelos furos dos polegares fazendo um nó bem solto para que as mãos possam abrir e fechar com facilidade.
 E por último, vc pode colar o cartãozinho com os dados da lição e o espaço para colocar o nome da criança.
Divirtam-se. Bjocas de Ovelhinhas Lanudas.

2 comentários:

  1. Que tarefinha mais fofa, amei!! Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela linda idéia de compartilhar esse trabalho tão maravilhoso!!! Jesus abençôe sempre!!!

    ResponderExcluir