***

Este blog é uma ferramenta a mais de ajuda para quem trabalha com evangelismo infantil, especialmente com Rol do Berço e Jardim da Infância. A idéia partiu da vontade de partilhar materiais, idéias e reflexões adquiridos em mais de 30 anos nesta maravilhosa e contagiante missão de encaminhar os pequeninos aos pés de Jesus.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Rol do Berço - Tarefinha n° 3 - Março 2010 Ano - A

O BEBÊ ISAQUE -  O BEBÊ ESPECIAL DE SARA


Esta tarefinha busca trazer o conceito de união e amor entre os membros da família colocando Jesus como o centro de toda família que é feliz


Material: Nesta tarefinha seria muito bom se vc conseguisse com os pais as fotos de todos os membros da família de tamanho mais ou menos 3 por 4 . Peça com antecedência, de preferência no início do mes.


Molde do coração impresso em papel vermelho, ou se preferir imprima em preto e branco e peça para as crianças colorirem. Neste caso vc vai precisar de giz de cera vermelho.


Palitos coloridos de picolé ou de cor natural. Os palitos de churrasco funcionam também. Basta tomar o cuidado de cortá-los pela metade pois são muito grandes. Retire também as pontas que podem ser perigosas para as crianças.


Fotos 3 por 4 de todos da família ( pelo menos dos membros que moram na mesma casa ). Ou, se vc não conseguir fotos de todos, procure em revistas fotos de pessoas para representar os membros da família. Mas o ideal é que sejam fotos das pessoas com as quais a criança convive.
Uma gravura bem bonita de Jesus mais ou menos do mesmo tamanho das outras dos familiares


Cola, tesoura escolar
Material para enfeitar o coração. Veja o que vc tem em casa. Pode ser: fitas coloridas, botões, adesivos, retalhos de tecido, sementes, recortes de EVA, retalhos de papel de qualquer tipo e uma infinidade de outras coisas. Use sua criatividade.


Durante a semana imprima e recorte o molde do coração e já faça a dobra da aba que vai ser colada para facilitar para os pequenos.
Recorte as fotos dos membros da família e de Jesus para cada criança.


As crianças irão:
colorir o coração e colar a aba para fechá-lo. S e já estiver impresso em papel vermelho, basta colar a aba.


Atenção Professoras e Mães: vcs só irão passar a cola na aba e deixar que a criança tente colar sozinha. Só interfiram se for absolutamente necessário. Isto vale para todas as tarefinhas e procedimentos. Se os adultos fazem a tarefinha, ela deixa de cumprir sua função. Tenho observado que várias professoras e mães ou por ansiedade para acabar logo a tarefinha, ou porque querem que a tarefinha saia perfeita, ou por qualquer outra razão, acabam fazendo tudo e a pobre da criança fica só olhando. As tarefinhas na Escola Sabatina, cumprem a mesma função dos deveres e atividades nas escolas convencionais: Fixar o conteúdo ensinado na sala de aula. Se as professoras ou as mães ou qualquer outro adulto fazem as tarefinhas para as crianças, eles tiram delas uma grande oportunidade, ainda que na tenra idade, de gravar em suas mentes os áureos preceitos da Palavra de Deus. Portanto, ajam apenas como supervisores. Interfiram o mínimo possível.


Deixar o coração de lado, secando a cola e colar as fotos nas pontas dos palitos. Apenas passe a cola no lugar e deixe a criança colar sozinha. Se ficar tortinho, não tem problema. O importante é que foi a própria criança quem colou a foto da mamãe no palitinho. Colar todas as fotos nos palitos e deixar secando.


Enquanto isso, deixar que a criança enfeite um dos lados do coração com o material de artesanato. Depois é só colocar todos os palitos com as fotos dentro do coração e cantar:" Se na família está Jesus"segurando o palitinho com a foto da pessoa sobre a qual está cantando.






MOLDE DO CORAÇÃO (aumentar uns 10% ao imprimir )





SUGESTÃO DE FOTOS PARA USAR, CASO NÃO CONSIGA AS FOTOS DA PRÓPRIA FAMÍLIA DA CRIANÇA





AÍ ESTÁ A TAREFINHA PRONTA.LEMBRE-SE DE COLOCAR JESUS AO CENTRO
Bjins de Ovelhinhas Lanudas

Nós ficaríamos muito felizes em ler seu comentário sobre esta tarefinha. Se vc a usou em sua classe, nós gostaríamos de saber como foi, se vc mudou alguma coisa ou se acrescentou alguma coisa. Também queríamos saber a idade das crianças com as quais vc trabalha e se a tarefinha estava apropriada. Qualquer comentário que ajude outros professores será grandemente apreciado e postado aqui para todos lerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário